Alerta: cidades de MS lideram ranking das mais quentes do Brasil nesta segunda de Carnaval
16/02/2026
(Foto: Reprodução) Veja a previsão do tempo para o Carnaval
A segunda-feira (16) de carnaval teve as maiores temperaturas do Brasil em Mato Grosso do Sul e também alerta de chuva intensa para todo o estado. Pelo segundo dia seguido, os maiores registros de calor do país ocorreram em cidades sul-mato-grossenses, segundo a Climatempo.
Nesta segunda, os termômetros marcaram 38,5°C em Três Lagoas e 38,2°C em Água Clara, as duas maiores temperaturas do país no dia. No domingo (15), Três Lagoas já havia registrado a maior máxima nacional, com 36,9°C.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Outras cidades de Mato Grosso do Sul também apareceram entre as mais quentes do Brasil, como Porto Murtinho, Aquidauana, Corumbá, Fátima do Sul, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Caarapó, Itaporã e Angélica.
Ranking das maiores temperaturas do Brasil
Segundo a Climatempo, as cidades mais quentes foram em Mato Grosso do Sul, na Bahia, Paraná e São Paulo. Veja o ranking abaixo:
38,5°C – Três Lagoas (MS) e Ibotirama (BA)
38,2°C – Água Clara (MS)
37,7°C – Porto Murtinho (MS)
37,6°C – Aquidauana (MS)
37,5°C – Corumbá (MS) e Marechal Cândido Rondon (PR)
37,3°C – Fátima do Sul (MS)
37,2°C – Rancharia (SP)
37,0°C – Valparaíso (SP) e Ibotirama (BA)
36,9°C – Paranaíba, Ribas do Rio Pardo e Caarapó (MS)
36,8°C – Itaporã e Angélica (MS)
Calor e muita chuva
Apesar do calor, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de chuvas intensas para todo Mato Grosso do Sul. O aviso começou às 9h desta segunda e segue até as 23h59 de terça-feira (17).
➡️🌧️A previsão indica chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, com possibilidade de até 50 milímetros no acumulado diário, além de ventos entre 40 e 60 quilômetros por hora.
⚠️⚠️O grau de alerta é classificado como “perigo potencial”. Segundo o Inmet, isso indica baixo risco de queda de energia, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Ainda assim, o órgão orienta atenção, principalmente em áreas mais vulneráveis.
A recomendação é evitar abrigo debaixo de árvores durante rajadas de vento e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Tempo em Campo Grande.
Ninfa Eugênia / g1MS