Carnaval 2026: Boêmios do Laguinho e Império da Zona Norte são campeãs no Amapá
18/02/2026
(Foto: Reprodução) Ensinamentos bíblicos ganham vida em enredo da escola de samba Boêmios do Laguinho
A Boêmios do Laguinho é a grande campeã do grupo especial do Carnaval 2026 no Amapá com a nota 180,8. Do grupo de acesso, quem levou o título foi a Império da Zona Norte, com 180 pontos (Veja as notas das escolas no final da reportagem).
As conquistas foram divulgadas na apuração no Sambódromo de Macapá na tarde desta quarta-feira (18). A apuração aconteceu após horas de atraso devido a imposições de recursos.
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
A Boêmios do Laguinho, do grupo especial, levou para a Avenida Ivaldo Veras o enredo: 'Sodoma e Gomorra - do Pecado à Redenção'. A agremiação abordou valores como justiça e hospitalidade, destacando a capacidade humana de errar, cair e renascer mais sábio e forte.
Já a escola do grupo de acesso, Império da Zona Norte levou o enredo: “Amazonas, o que diz a tua Foz? Da preservação ao progresso!” que destacou os impactos e expectativas da exploração de petróleo.
LEIA TAMBÉM:
Escolas de grupo especial encerram os desfiles de Carnaval em Macapá após atrasos
FOTOS: veja a galeria do 2º dia de desfiles no Sambódromo de Macapá
Escolas do grupo de acesso abrem a 1ª noite de desfiles no Amapá; FOTOS
A Piratas da Batucada, escola campeã de títulos do Amapá foi rebaixada e vai desfilar no grupo de acesso pela primeira vez desde sua fundação em 1962.
A escola Solidariedade, do grupo de acesso, foi desclassificada e não esteve entre as escolas pontuadas. A escola do grupo especial Piratas Estilizados foi penalizada e teve perda de décimos.
Pontuação grupo de acesso:
Império da Zona Norte: 180
Emissários da Cegonha: 179,1
Embaixada de Samba:176,3
Pontuação do grupo especial
Boêmios do Laguinho 180,8
Império do Povo 180,4
Maracatu da Favela: 180,2
Piratas Estilizados: 179,6
Unidos do Buritizal: 179,6
Piratas da Batucada 179,4
Histórico Boêmios do Laguinho
A escola foi fundada em 2 de janeiro de 1954, no bairro do Laguinho, na área central de Macapá por carnavalescos que se reuniram na residência da Avenida Mãe Luzia. A escola foi a campeã do primeiro carnaval de rua do Amapá, em 1963.
Com 72 anos de história, Boêmios coleciona 28 títulos, maior número de títulos do carnaval do Amapá, um deles foi no grupo de acesso. Em 2025 a escola abordou o enredo: “Elogio da Loucura”, inspirado na obra de Erasmo de Roterdã.
Escola Boêmios do Laguinho - Carnaval 2026 no Amapá
Jorge Júnior/Gea
Histórico Império da Zona Norte
A Império da Zona Norte de Macapá é uma das escolas de samba mais tradicionais do carnaval amapaense, nascida da força comunitária da zona norte da cidade, em 1980.
A história da criação é marcada por moradores apaixonados pelo carnaval, entre eles o Rei Momo Sucuriju, Dani e Elba, que já tinham experiência em outras agremiações como a Boêmios do Laguinho.
CARNAVAL 2026 NO AMAPÁ – ESCOLA IMPÉRIO DA ZONA NORTE
GEA/Divulgação
Veja fotos do dia da apuração:
Galerias Relacionadas
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: