Circuito tapajônico de carnaval terá folia nos bairros, comunidades, Alter do Chão e Orla de Santarém
03/02/2026
(Foto: Reprodução) Coletiva de apresentação da programação do Circuito Tapajônico de Carnaval 2026
Weldon Luciano/Ascom Semc
A Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, anunciou na manhã desta terça-feira (3) durante coletiva de imprensa no Theatro Victória, a programação oficial do Carnaval 2026, que será realizada de 14 a 17 de fevereiro com um diferencial: folia nos bairros, comunidades ribeirinhas, orla da vila de Alter do Chão e orla de Santarém.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Cerca de 40 blocos participarão do Circuito Tapajônico de Carnaval. Nos bairros, a folia começa mais cedo, no próximo fim de semana (dias 7 e 8) com os seguintes blocos:
Sábado (7)
Garotos da Coroa - 3º Baile infantil “Os fraldinhas” - Tv. 2 de Junho, entre Av. Rui Barbosa e Rua Silvério Sirotheau - bairro Aldeia
Carna-Mirim do GSDM - Rua Presidente Kennedy, entre Av. São Sebastião e Rua Acácia Prateada, bairro Mapiri
Bloco das Piranhas - Rua São Marcos, entre Beco Maranata e Rua Maria José, bairro Nova Vitória.
Domingo (8)
Bloco Ararada - Av. Marechal Rondon, entre Tv. Moraes Sarmento e Tv. 7 de Setembro, bairro Aparecida
Bloco da Pulga - Tv. 15 de Agosto, entre Av. Marechal Rondon e Av. Borges Leal, bairro Santa Clara
Bloco CarnAdega Folia - Av. Pardal, entre Rua Ipecua e Rua Jaçanã bairro Residencial Salvação.
Divulgada a programação para os dias de folia em Santarém
O encerramento do carnaval nos bairros fica por conta do Bloco Rasga calcinha. A folia será na Rua 13 de Maio com Rua São Judas Tadeu, bairro Vitória Régia, a partir das 17h do dia 22.
Veja aqui a programação completa
Além do circuito de blocos, a programação do Carnaval 2026 em Santarém terá shows com bandas locais, regionais e a atração nacional Marília Tavares. A cantora e compositora brasileira de música sertaneja, nascida em Caracaraí, Roraima, é um dos principais nomes da nova safra do sertanejo, consolidando seu espaço com lançamentos de álbuns e shows pelo Brasil.
De acordo com a secretária de Cultura Priscila Castro, em Alter do Chão o carnaval terá o tradicional Mela-Mela na Praça do Sairé, enquanto na Praça 7 de setembro os foliões que curtem o carnaval Cara Limpa poderão se divertir com o circuito de blocos e shows no palco. A programação também contempla cortejos pela orla e pela vila.
"Já tínhamos a experiência do ano passado. A programação foi construída a muitas mãos, inclusive com os artistas envolvidos. O maior investimento é nos artistas locais, na cultura da terra, que é a base do fortalecimento da identidade do nosso povo. É muito bonito de ver que a população está abraçando o circuito", observou Priscila Castro.
Carnaval inclusivo
Presente no lançamento da programação oficial do Circuito Tapajônico de Carnaval, o prefeito José Maria Tapajós (MDB) destacou que o planejamento deste ano foi focado em proporcionar um carnaval inclusivo.
"A satisfação nossa é grande em poder compartilhar a programação com os organizadores dos blocos, chamando todos para que pudéssemos fazer um carnaval inclusivo, da criança à melhor idade. E uma coisa muito importante é que estamos valorizando os artistas locais. São 40 bandas com mais de 250 artistas envolvidos. Além disso, temos parceria com outros órgãos para garantir a segurança da população, assim como a presença da secretaria de Saúde, da Defesa Civil e demais secretarias, para que possamos garantir não só um carnaval bonito, mas um carnaval seguro para todos", disse.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região