Com vassoura na mão e frevo no pé, garis ‘abrem’ o carnaval de Olinda com lavagem das ladeiras
12/02/2026
(Foto: Reprodução) Garis abrem carnaval de Olinda no Bloco Vassourão
O tradicional Bloco Vassourão voltou às ruas de Olinda na manhã desta quinta-feira (12) para promover a simbólica lavagem das ladeiras do Sítio Histórico, antes da abertura oficial do Carnaval. Formado por garis da prefeitura, o cortejo teve concentração às 6h, no Mercado da Ribeira (veja vídeo acima).
Com vassouras nas mãos e ao som da orquestra de frevo Evoé, os trabalhadores transformaram a rotina de limpeza em festa. Após a concentração no Mercado da Ribeira, o grupo passou pela sede da prefeitura, percorreu a Rua 27 de Janeiro e encerrou o trajeto na Praça de São Pedro.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
Há cinco anos na equipe, o gari Gilmar Travassos da Costa destacou a importância da colaboração dos foliões. “Não pode jogar lixo no chão, tem que ser lixo no lixo”, afirmou.
Amauri, que também integra o grupo, disse que o trabalho é feito para garantir que moradores e turistas possam aproveitar a festa. “Estamos aí para poder ajudar os foliões a brincar e também varrer para ficar a cidade linda”, declarou, acrescentando que, após o período carnavalesco, a rotina continua.
LEIA TAMBÉM
Carnaval no Recife e em Olinda começa nesta quinta com shows de João Gomes, Priscila Senna, Alceu e Lenine; veja agenda
Para o Carnaval, a prefeitura informou que 400 garis foram contratados para atender à demanda de limpeza no Sítio Histórico. Segundo o secretário executivo de Serviços Públicos, Pedro Moreira, haverá reforço na madrugada, das 22h às 5h, para que a cidade amanheça limpa.
Ainda de acordo com o secretário executivo, durante o dia, uma equipe com 40 profissionais ficará responsável pela manutenção do perímetro e que 180 tonéis foram instalados para o descarte correto de resíduos.
“Aproveito para orientar e conscientizar: não jogue o descartável no chão, localize um tonel para poder descartar de forma correta”, disse Pedro Moreira.
Pelo segundo ano, o pequeno Lucas homenageou os profissionais da limpeza no Bloco Vassourão
TV Globo/Reprodução
O cortejo também reuniu moradores. Pelo segundo ano consecutivo, Alessandra levou o sobrinho fantasiado de gari para homenagear os profissionais. Segundo ela, a família ensina desde cedo o respeito às profissões e a valorização de quem mantém a cidade limpa.
“Todos os dias pela manhã, quando o pessoal vai recolher o lixo lá em Aguazinha, a gente coloca ele pra recepcionar os garis, os profissionais que deixam a nossa cidade sempre limpa. A gente, desde já, a gente ensina pra ele os valores, a respeitar todas as pessoas, respeitar as profissões, e ele ama os garis”, comentou Alessandra.
Para Luiz Gonzaga, de 65 anos e há mais de duas décadas no serviço, participar do bloco é motivo de orgulho. “É pra deixar tudo limpo para os foliões poderem chegar”, afirmou.
Bloco Vassourão mistura frevo e limpeza para abrir carnaval de Olinda
TV Globo/Reprodução
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias