EUA anunciam novas sanções ao Irã após rodada de negociações sobre acordo nuclear
06/02/2026
(Foto: Reprodução) EUA e Irã têm encontro indireto no Omã
Os Estados Unidos anunciaram novas sanções, nesta sexta-feira (6), para restringir as exportações de petróleo do Irã. A decisão foi divulgada momentos após os dois países concluírem uma rodada de negociações em Omã.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
As medidas atingem 15 entidades, dois indivíduos e 14 embarcações da chamada “frota fantasma” ligada ao comércio de petróleo e derivados iranianos. Entre os navios, há bandeiras da Turquia, Índia e Emirados Árabes Unidos, segundo comunicado do Departamento de Estado.
O porta-voz da pasta, Tommy Pigott, afirmou que o Irã usa as receitas do petróleo para “financiar atividades desestabilizadoras em todo o mundo e intensificar a repressão dentro do país”.
Segundo ele, o presidente Donald Trump está comprometido em reduzir as exportações ilícitas de petróleo e produtos petroquímicos do regime iraniano como parte da campanha de pressão máxima do governo.
Desde o primeiro mandato de Trump, entre 2017 e 2021, os Estados Unidos impõem sanções para tentar forçar outros países a interromper a compra de petróleo iraniano.
Nesta sexta-feira, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, reuniu-se com enviados de Trump em Omã para discutir o programa nuclear do país. Araghchi disse que o encontro ocorreu em um “clima positivo”.
As conversas acontecem após o governo iraniano reprimir violentamente alguns dos maiores protestos desde a Revolução Islâmica de 1979.
Trump também ameaçou usar a força contra o Irã e ampliou a presença militar americana perto da costa iraniana.
LEIA TAMBÉM
Governo Trump diz que errou ao postar montagem de casal Obama como macacos e derruba publicação após 12 horas no ar
Brasil não deve aderir à aliança proposta pelos EUA sobre minerais críticos, dizem auxiliares de Lula
Justiça de Nova York marca para junho julgamento de Luigi Mangione por assassinato de CEO
Uma tocha de gás em uma plataforma de produção de petróleo nos campos de petróleo de Soroush é vista ao lado de uma bandeira iraniana no Golfo Pérsico, no Irã
Raheb Homavandi/File Photo/Reuters
VÍDEOS: em alta no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1