Fevereiro Laranja: campanha em Rio Preto reforça importância da doação de medula óssea
08/02/2026
(Foto: Reprodução) Fevereiro Laranja: mês é dedicado a conscientizar sobre a doação de medula óssea
O Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP) registrou aumento de mais de 50% nos transplantes de medula óssea nos últimos cinco anos. O resultado reforça a campanha "Fevereiro Laranja", dedicada à conscientização sobre a leucemia e à necessidade de novos doadores.
O cadastro como doador é simples e pode salvar vidas. Pessoas entre 18 e 35 anos, em boa saúde, podem se inscrever. Mesmo após o cadastro, a convocação pode ocorrer até os 60 anos.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Segundo o chefe do setor de transplantes de medula óssea do hospital, João Victor Feliciano, o procedimento é seguro para o doador. "O que fazemos é uma avaliação clínica. O importante é ter boa saúde, vontade de ajudar o próximo e realizar o cadastro", afirma.
João Victor Feliciano, chefe do setor de transplantes de medula óssea do HB de Rio Preto (SP)
Reprodução/TV TEM
Conforme o médico, a maioria dos pacientes que recebe o transplante consegue se curar. Entretanto, a compatibilidade é o maior desafio, em razão da grande diversidade genética existente no Brasil por causa da miscigenação.
"Alguns pacientes vão precisar do transplante para curar a doença. Não são todas as leucemias que exigem transplante, mas os casos mais graves, que não respondem ao tratamento, precisam dessa ajuda", reforça.
Initial plugin text
O cadastro pode ser feito em bancos de sangue e hemocentros, como o Hemocentro de Rio Preto. Também é possível iniciar o processo pelo aplicativo do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).
11 mil novos casos por ano
A leucemia é um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil registra mais de 11 mil novos casos por ano. Por isso, especialistas reforçam que a decisão de se tornar doador deve ser tomada o quanto antes, já que o cadastro só é permitido até os 35 anos.
Hospital de Base de Rio Preto (SP)
Divulgação
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM