MG1 ao vivo em Paracatu tem praça cheia, fanfarras e muita alegria
20/10/2025
(Foto: Reprodução) MG1 celebra os 227 anos de Paracatu com edição especial
Muita festa e comemoração, com cultura e história, marcaram a primeira edição do 'Integração na sua cidade", em Paracatu, ao vivo no MGTV 1ª edição desta segunda-feira (20). A cidade completa 227 anos nesta segunda. Direto da Praça Firmina Santana, Vanessa Carlos recebeu a população com muita alegria e carinho.
Pela manhã, foi realizado o tradicional desfile de aniversário na Avenida Olegário Maciel. No final da tarde, o local será palco para a Roda de Samba às 17h.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
Durante a celebração do aniversário de Paracatu ao vivo no MG1, Vanessa Carlos mostrou fanfarras, casarões centenários, um pouco da história do município e a culinária, com destaque para o patrimônio tombado da cidade: o pão de queijo. Além de falar sobre o desenvolvimento de Paracatu com o prefeito e o vice-prefeito (confira abaixo).
Aos 100 anos, o sineiro das igrejas Matriz de Santo Antônio e de Nossa Senhora do Rosário, Ildeu Novaes Pinto, fez questão de deixar suas felicitações à cidade que tanto ama.
"Parabéns pelo progresso de tantos anos dessa cidade abençoada por Deus. Aqui, eu vivo há mais de 100 anos. Aqui, eu nasci, cresci e vivo até hoje. Estou muito feliz em ver o desenvolvimento em todas as áreas, de saúde, de lazer. Sou muito feliz Que por badalar o sino até hoje, chamando Paracatu para cumprir o dever com Deus. Que continue essa felicidade abençoada por Deus", desejou Ildeu Pinto.
Aos 100 anos, Ildeu Novaes Pinto, parabeniza Paracatu
TV Integração / Reprodução
LEIA TAMBÉM:
Professores protestam para manter Escola Municipal Uberaba no mesmo endereço
Uberlândia abre inscrições para Minha Casa, Minha Vida Faixa 1; veja como participar
Professor compartilha respostas inusitadas deixadas por alunos em provas: 'Nave alienígena abduziu a minha resposta'
Desenvolvimento de Paracatu
Prefeito de Paracatu, Igor Santos, e vice-prefeito, Pedro Adjuto, falam sobre obras e desenvolvimento da cidade
TV Integração/Reprodução
O prefeito de Paracatu, Igor Santos, e o vice-prefeito, Pedro Adjuto, destacaram as obras em andamento no município, a Rota do Afroturismo e o desenvolvimento da cidade. "Estamos construindo a primeira UPA [Unidade de Pronto Atendimento] da cidade, estamos com a reforma do pronto socorro, e outras obras para beneficiar a população", explicou.
"Além disso, um dos grandes atrativos da nossa cidade é a Rota do Afroturismo, que remete à nossa cultura nossa ancestral, dos quilombolas. Paracatu foi uma grande rota de fuga da escravidão, além de ter sido muito importante para ciclo do ouro de Minas e do Brasil", afirmou Santos.
Já o vice-prefeito, Pedro Adjuto, ressaltou pontos importantes para as áreas de saúde e emprego.
"Estamos caminhando para a 'fila zero' em creches. Em Paracatu, as mães podem trabalhar tranquilas com filho sendo muito bem cuidado em nossas creches. E a nossa cidade foi a que mais empregou em Minas Gerais [no mês de março]. Isso muito nos orgulha! O povo está trabalhando e isso significa que a cidade está despontando", disse Adjuto.
Pão de queijo: patrimônio de Paracatu
Secretário de Turismo de Paracatu, Igor Araújo Diniz, explica a importância do pão de queijo para a economia da cidade
TV Integração/Reprodução
O pão de queijo de Paracatu foge das receitas tradicionais de Minas Gerais. Ao contrário da maioria do estado, o pão de queijo na cidade do Noroeste de Minas é feito com massa fria, mais queijo e menos ovos. Todos esses diferenciais fizeram com que a iguaria se tornasse patrimônio tombado do município.
Além disso, Paracatu busca o título de 'capital mundial do pão de queijo', com produção atual de cerca de 20 mil unidades por dia e receita única.
"Temos diversas fábricas na cidade. Uma delas, por exemplo, sozinha produz mais de 10 mil unidades de pão de queijo para atender apenas a demanda de interna de Paracatu, além do que é feito para enviar para outros locais", afirmou o secretário de Turismo da cidade, Igor Araújo Diniz.
Casarões da cidade
Historiador Alexandre de Oliveira explica sobre o início da cidade de Paracatu durante o 'Integração na sua cidade'
TV Integração/Reprodução
Um dos destaques de Paracatu também é a arquitetura que abriga casarões de diversas épocas. "Os casarões da cidade preservam vários períodos da história. Temos casarões de estilos colonial, eclético, artdecor e modernista, por exemplo", afirmou o historiador Alexandre de Oliveira.
Segundo ele, é muito comum que estudantes da área de arquitetura e construção civil visitem Paracatu para conhece os diversos estilos arquitetônicos presentes e preservados na cidade. Além disso, ele relembra a importância da cidade na rota do ouro no início da colonização do Brasil.
"Paracatu teve a descoberta do ouro quando outras cidades, como Ouro Preto, já estava esgotada. Por isso, temos uma cidade com mais de 220 anos, enquanto a grande maioria das cidades na região têm apenas pouco mais de 100 anos. Cidades essas, criadas a partir de Paracatu. Paracatu foi destaque na capitania de Minas Gerais", explicou Oliveira.
'Integração na sua cidade'
Paracatu foi a primeira cidade a receber o mais novo projeto da TV Integração, o 'Integração na sua cidade'. O objetivo da iniciativa é vai viajar por vários municípios das regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.
"É um projeto para contemplar as cidades, para levar o MGTV para fora do estúdio, mais próximo da comunidade, mais próximo do público. A Vanessa vai ficar na rua, próximo da população, onde as pessoas vão poder participar do jornal", explicou a gerente executiva de jornalismo da TV Integração, Fernanda Lília de Almeida.
ASSISTA: MG1 resgata história do Chafariz da Traiana em Paracatu
Memória: MG1 resgata história do Chafariz da Traiana em Paracatu
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas