Produção do interior de SP vence categoria de melhor comercial em premiação na Polônia: ‘É inesquecível’, diz roteirista

  • 17/11/2025
Comercial produzido no interior de SP vence categoria em premiação na Polônia Um comercial gravado em Itararé, no interior de São Paulo, foi premiado como o melhor da categoria em uma premiação que aconteceu na Polônia, no domingo (16). O prêmio foi entregue pelas mãos do diretor de fotografia Bradford Young, indicado ao Oscar. Para prestigiar a premiação, Matheo Fernandes, natural de Itararé, e os outros dois integrantes da produtora, Franziska Heinemann e Nicholas Bluff, chegaram à Polônia no sábado (16), após cerca de 18 horas de viagem entre avião e trem. No teatro onde ocorreu o evento, aproximadamente 200 pessoas acompanhavam a cerimônia. 📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp “Foi bem impactante. É um grande prestígio. Foi uma grande surpresa, é inesquecível”, contou Matheo ao g1. Esta foi a primeira vez que a produtora participou do festival e eles já saíram com o maior prêmio da noite. Segundo Matheo, o evento é reconhecido como “o Oscar dos comerciais e coloristas”. Ele destacou ainda o trabalho de Franziska, responsável pela correção de cor da peça, que, segundo ele, elevou a qualidade da produção e foi fundamental para o impacto visual do filme. Nas imagens, Franziska recebe o prêmio das mãos do diretor de fotografia Bradford Young, indicado ao Oscar. Em meio às comemorações, ela subiu ao palco e fez um breve agradecimento pela conquista. Assista acima. “Totalmente surpresa e profundamente grata. Para ser sincera, eu esperava tão pouco que, na verdade, eu nem estaria na Polônia naquele fim de semana. Eu estaria em casa comemorando meu aniversário, mas sou imensamente grata por essa experiência e não trocaria por nada! Agora posso comemorar e ainda ganhamos um prêmio”, contou Franziska. Para a colorista, o prêmio ajuda a dar visibilidade ao trabalho dos profissionais da área e, para ela, foi uma honra receber esse reconhecimento. Além da conquista, ela destacou a oportunidade de conhecer pessoalmente a equipe e ídolos que acompanhava à distância. Nicholas também afirmou ter sido uma honra participar do festival, que reúne o melhor da arte da cinematografia mundial. “Ter o filme reconhecido é uma grande confirmação da força da marca e do produto”, apontou. A experiência também reforçou para o diretor a potência das locações brasileiras. “Acho que as pessoas estão muito acostumadas a ver sempre os mesmos lugares do Brasil e, desde que me mudei para cá há seis anos, descobri quantos outros lugares lindos e únicos existem além dos clichês”, contou. Ele acrescentou que a premiação amplia a visibilidade do trabalho, sobretudo por reunir profissionais que atuam diretamente com imagem. Para ele, receber um reconhecimento desse porte é uma grande honra e tem impacto significativo na carreira da equipe. Comprometimento e consciência Matheo reforçou que o grupo busca produzir trabalhos comprometidos com a consciência ambiental, valorizando a preservação de áreas verdes nas gravações, como as de Itararé. Ele destacou que a premiação também representa uma oportunidade de mostrar que cidades do interior podem ganhar visibilidade e conquistar espaço no mercado internacional. “Eu não sei onde eu vou chegar, mas eu sei de onde eu vim. Agora a gente sente que tudo muda. O filme atinge outro patamar, isso vai alavancar a nossa carreira”, relatou Matheo. O roteirista avaliou que os jurados conseguiram compreender a proposta de cores e luz apresentada no comercial. Para ele, o reconhecimento veio justamente pela identificação com o trabalho, que conseguiu competir de igual para igual com produções de grandes marcas internacionais. “Não existem rótulos, as pessoas estão buscando algo que ressoa. Elas se conectaram”, completou. Para assistir à produção completa, os interessados podem acessar o comercial online. Outros detalhes estão disponíveis nas redes sociais. O comercial foi produzido nas áreas verdes de Itararé, cidade onde o roteirista Matheo cresceu Reprodução/CLIMA® Relembre a produção feita em Itararé A ideia para o comercial surgiu depois que um colega dinamarquês apresentou a Matheo um produto desenvolvido especialmente para o cinema e a fotografia: tecidos reflexivos. Diferente dos tradicionais painéis brancos ou prateados usados para rebater a luz, o produto propõe uma abordagem mais natural e artística. Cada tecido é inspirado nas cores e texturas da paisagem brasileira, areia, céu, floresta e concreto e reage à luz de forma única, criando reflexos sutis e orgânicos. Assim nasceu a proposta de gravar o filme em espaços naturais de Itararé, que ajudaram a potencializar o conceito da marca. Todo o material foi filmado com câmeras de 35 milímetros, utilizando como cenário as áreas verdes de Itararé. A simplicidade do filme, segundo Fernandes, foi pensada para otimizar a produção do comercial. Ele explicou que o processo de pós-produção foi realizado em Berlim e contribuiu para a qualidade final do projeto. Ainda segundo o diretor, o ritmo do comercial convida o espectador a desacelerar. Para ele, não é um produto pretensioso nem busca vender os rebatedores de luz, mas inseri-los dentro do contexto apresentado. O produto, segundo ele, “não é o destaque, mas o convidado da produção”. O grupo responsável pela produção, filmagem e edição do comercial feito em Itararé Reprodução/CLIMA® *Colaborou sob a supervisão de Stephanie Fonseca Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

FONTE: https://g1.globo.com/sp/itapetininga-regiao/noticia/2025/11/17/producao-do-interior-de-sp-vence-categoria-de-melhor-comercial-em-premiacao-na-polonia-e-inesquecivel-diz-roteirista.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes