Usuários reclamam da suspensão de linha de ônibus entre Petrolina e Juazeiro
27/01/2026
(Foto: Reprodução) Linha de ônibus entre Petrolina e Juazeiro para de funcionar gerando muitas reclamações
Usuários da linha de ônibus entre Petrolina, Pernambuco e Juazeiro, na Bahia, reclamam que os veículos pararam de circular há nove dias. Quem estuda ou trabalha em uma cidade e mora na outra relata que está tendo que gastar mais com transporte por aplicativo para cumprir os compromissos.
O estudante Igor Leonardo mora no bairro Piranga, em Juazeiro. Todos os dias, ele pega o ônibus para chegar ao IFSertãoPE, no bairro João de Deus, em Petrolina, onde estuda Licenciatura em Química. Mas, desde o dia 19 de janeiro, teve uma surpresa ao chegar no ponto de ônibus para tentar voltar para casa.
📱:Baixe o app do g1 para ver notícias de Petrolina e Região em tempo real e de graça
“Depois das minhas aulas, eu vim aqui para esperar o ônibus passar e não pude ir para casa. Eu tive que ficar até tarde da noite esperando, e só consegui voltar para casa, porque paguei bm uber rachado com os meus amigos, porque senão eu não ia ter o dinheiro para pagar.
"Não teve aviso, eles cortaram o ônibus e não avisaram em lugar nenhum”, disse Igor Leonardo.
Maria Clara Cruz também é estudante do IFSertãoPE e mora em Juazeiro. Sem ônibus para chegar à universidade, ela conta que está usando transporte por aplicativo para não perder as aulas.
“Ontem, para voltar para casa, foi R$ 19 e, às vezes, quando a gente é liberado mais cedo, a gente tem que pegar um ônibus de Petrolina e atravessar a ponte e eu ainda pego um ônibus do bairro. Fica muito puxado, porque é cansativo”.
Estudantes cobram o retorno da linha de ônibus entre Petrolina e Juazeiro
Reprodução/ TV Grande Rio
Com a situação, existe muita incerteza entre os estudantes sobre a permanência nas aulas.
“O valor que eu gastava em um mês, eu estou gastando em uma semana. Mas, vai chegar um momento que vai estar fora do meu orçamento e eu não sei se eu vou conseguir vir ou se eu vou ter que atravessar a ponte a pé e estar pegando ônibus em Petrolina, destacou a estudante Kathleen Torres.
No início de dezembro de 2023, a empresa Atlântico Transportes anunciou uma parceria com a Joafra, atual detentora da concessão, para operar a linha interestadual entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Com a mudança, também houve um reajuste da tarifa, que passou a custar cinco reais.
O que diz a ANTT?
Em nota, a ANTT informou que a linha encontra-se regularmente autorizada para a operação pela empresa Joafra. E que não existe autorização concedida pela agência para a Atlântico Transportes. A ANTT disse ainda que identificou a ocorrência de uma transferência irregular entre as duas empresas sem a devida comunicação, anuência ou regularização junto à agência, em desacordo com a legislação vigente, e que adotou providências para a apuração das responsabilidades e adoção de medidas administrativas pertinentes.
As empresas Atlântico e Joafra até agora não se posicionaram sobre a transferência irregular citada pela ANTT.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE